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DERZU USALA
Produção soviética dirigida por Akira Kurosawa
TEMA
As questões filosóficas centrais são as da integração cósmica do homem com seu ambiente natural e da consciência torturada pela crença de que esse pacto de harmonia foi rompido. O tema, desdobrado, engloba a preocupação de preservação do meio-ambiente. O filme enfoca também a amizade e admiração entre dois homens de culturas diferentes.
ENREDO
Derzu Usala é um velho caçador nômade, perfeitamente integrado às florestas e lagos gelados da região de Chtokovo, no território de Ussuri: ele percebe e interpreta todos as pequenas alterações ocorridas no seu "habitat"; identifica passagens de pessoas e animais; considera gente o sol, o fogo, o vento, a água, os animais; relaciona-se com todos em total equilíbrio; reconhece-lhes o comportamento; atribui-lhes mudanças de humor; sabe dos problemas íntimos das pessoas que habitam aqueles ermos.
Numa noite, em 1902, ele encontra um destacamento militar russo, comandado pelo Capitão Arseniev, que faz o levantamento topográfico da região; conta que toda a sua família morreu de varíola; revela habilidade com as armas e conhecimento do lugar, sendo contratado como guia.
Derzu e Arseniev, sozinhos, perdem-se na planura árida e uniforme do pântano congelado, porque o vento apaga seus rastros. Entardece e logo o frio da noite os matará, se não se protegerem. Derzu corta grande quantidade de capim alto e seco e faz, em torno do teodolito, um grande mote, sob o qual se abrigam extenuados. A habilidade solidária, a presença de espírito, a intimidade com o ambiente inóspito do humilde Derzu salvam a vida do jovem capitão. Inicia-se, assim, uma sólida amizade entre eles.
Despedem-se e reencontram-se em 1907 para novos levantamentos topográficos e perigosas aventuras: combatem bandidos unhuzes, que matam os aldeões e lhes roubam as mulheres; são apanhados pela correnteza do rio, numa jangada; tiram fotografias e caçam juntos.
Um dia, Derzu, confuso, atira em Amba, o tigre, e passa a sentir medo que Canga, o espírito da floresta, não mais o queira vivendo nessa "taiga". O velho guia torna-se nervoso e deprimido.
Arseniev percebe os sinais da senilidade e o leva para morar com sua família na cidade.
A mulher e o filho do capitão se afeiçoam ao hóspede, mas ele entra em conflito com os hábitos urbanos. Deslocado e infeliz, quer voltar à sua "taiga".
Na despedida, Arseniev presenteia-lhe uma espingarda. Tempos depois, o militar é chamado a reconhecer um morto que porta o seu cartão de visita; um policial conclui que Derzu deve ter sido assassinado pelo ladrão de sua espingarda. Arseniev assiste o sepultamento do amigo fiel.
ASPECTOS CINEMATOGRÁFICOS
Akira Kurosawa dirigiu vários clássicos do cinema ("Os Sete Samurais", "Yojimbo", "Trono Manchado de Sangue", "Kagemusha - a Sombra do Samurai", "Ran"), filmes profundamente japoneses, muito apreciados no ocidente. Homem sensível e amargurado, Kurosawa tenta o suicídio e, recuperado, realiza Derzu Usala, obra cheia de significados filosóficos.
O ritmo lento, as seqüências demoradas, a câmara estática são reflexos de um universo meditativo que nada têm a ver com a agitação de nossas cidades; e permitem apreciar a sutileza dos sentimentos das personagens e a bela fotografia, que valoriza as florestas nevadas, as planuras silenciosas do pântano e do lago congelados, a vegetação rasteira e ressecada, a névoa azul e as rajadas de vento que açoitam as silhuetas humanas, o brilho solar do entardecer, refletido em superfícies úmidas.
INDICAÇÕES
Para as Áreas de Estudos Sociais (Integração do homem ao meio-ambiente, conflito entre as culturas rurais e urbanas, preservação do meio-ambiente); Comunicação e expressão (contato e entendimento entre culturas diferentes, valores universais da amizade e da solidariedade); Educação Artística (o universo mítico e o imaginário popular).
Professor Reynuncio N. de Lima - Ex-professor de Teatro da Escola Técnica Federal de São Paulo
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