Kaiser Chiefs:
Londres, 4 out (EFE).- Estrelas da música britânica, como o grupo Radiohead e o cantor Robbie Williams, se uniram em um grupo de pressão, para terem um maior controle de seus trabalhos frente às gravadoras, informaram hoje os promotores da iniciativa.
A chamada Coalizão de Renomados Artistas é integrada por mais de 60 solistas e bandas, entre eles a cantora Kate Nash e os grupos Kaiser Chiefs e The Verve.
"É hora de os artistas terem uma voz coletiva forte para lutar por seus interesses", afirmou a respeito Brian Message, agente do Radiohead e de Kate Nash.
Um dos objetivos dos músicos é ficar com os direitos autorais de suas composições - atualmente em mãos de muitas gravadoras -, assim como aumentar sua participação nas vendas de discos e aumentar sua parte na divisão dos ganhos.
Os membros do grupo de pressão acham que, na era digital, a música que compõem pode ser vendida e utilizada por muitos mais canais que no passado, o que faz muitos artistas se sentirem excluídos desses novos mercados.
"Gravadoras e companhias tecnológicas estão assinando acordos para levarem a música aos fãs de novas maneiras", destaca o estatuto da coalizão.
"Os artistas", diz o texto, "não participam dessas negociações e seus interesses provavelmente são considerados por alto. Os artistas deveriam receber uma compensação justa por esses acordos".
Recentemente, várias bandas lançaram seus álbuns na internet, sem o apoio de grandes contratos com gravadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário