segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

China vai passar os EUA

O cenário para a economia dos EUA não parece bom nem neste ano, nem nos próximos dez anos, avaliam importantes economistas. 

Os principais pensadores dessa visão pessimista para os EUA, falando em convenção anual, propuseram diferentes visões para o declínio econômico do país no curto, médio e longo prazos. 

Este ano, a recuperação pode se perder à medida em que as iniciativas de estímulo do governo expiram. No longo prazo, os EUA devem enfrentar o fato de inevitavelmente serem ultrapassados pela China como a maior economia do mundo. 

E Washington pode ter perdido a chance de controlar suas maiores instituições financeiras, muitos das quais continuam "grandes demais para falir" e são cada vez maiores. 

A maioria das estimativas aponta para o fato de a economia chinesa alcançar o tamanho da americana por volta da década de 2020, afirmou Dale Jorgenson, de Harvard. 

Ele vê os mercados emergentes da Ásia como os mais dinâmicos do mundo, ofuscando outros candidatos, como Brasil e Rússia, que deverão registrar crescimento constante ao longo da próxima década. 

Blog do Affonso Ritter

Nenhum comentário:

Postar um comentário