domingo, 26 de abril de 2020

OBSERVAÇÕES PARA REFLEXÃO



1. INTRODUÇÃO

Na semana passada participei de um evento virtual com o título “O papel da inovação na economia global pós-pandemia”. Esse evento foi produzido pela Produttare Consultoria e teve como palestrantes os Professores Roberto dos Reis Alvarez, Junico Antunes e João Furtado, sendo que o Professor Ivan de Pellegrin atuou como mediador.

Estou tomando a liberdade de fazer algumas observações, misturando o que captei nesse importante evento com outras que já estavam passeando pela minha mente.

Esse texto é apenas um memorial e não pretende ser representativo do evento citado.

Para quem quiser informações mais completas, sugiro assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=kcxwHAT5-CQ&feature=youtu.be




2. DESAFIOS PARA A HUMANIDADE 

Covid-19: ninguém sabe o que vai acontecer. Talvez uma vacina seja a solução. Talvez não. Atualmente é impossível prever o futuro, porém o que já se pode vislumbrar é que o impacto será grande em todas as atividades humanas. O processo de urbanização crescente, com multidões de pessoas interagindo quotidianamente em cidades cada vez mais populosas, juntamente com a facilidade de deslocamento pelo planeta, são um caldo de cultura para surgimento de novas pandemias.

Mudanças do Clima: atualmente não há dúvidas de que o clima do planeta está mudando rapidamente. Certamente teremos impactos relevantes em relação às formas de vida. Os líderes humanos ainda não chegaram a um consenso a respeito de como encarar de forma conjunta esse fenômeno.




3. IMPACTOS DO COVID-19 NA ECONOMIA

A pandemia do Covid-19 causou um aumento impressionante na troca de informações via internet em todo o planeta. É importante ressaltar que a estrutura de internet existente suportou de forma olímpica esse significativo aumento de tráfego. Por outro lado, as organizações que atuam nessa área (suporte para troca de informações via internet e desenvolvimento de tecnologias associadas) estão realizando investimentos para dar mais consistência à troca de informações, que tende a aumentar.

Até o presente momento as organizações empresariais que dependiam do contato presencial ou de deslocamento das pessoas para o sucesso de seus negócios, estão sofrendo muito. Setores como turismo, aplicativos de transporte de passageiros e entretenimento em geral (futebol, teatro, música ao vivo etc.) estão passando por momentos muito desafiadores. Da mesma forma, estabelecimentos comerciais que possuem apenas estruturas físicas também estão passando por muitas dificuldades.

Alguns setores, como é o caso das organizações que trabalham com seguros, estão tentando se adaptar à nova realidade, porém até o presente momento não se sabe qual será o impacto real.

Por outro lado, parcelas de setores empresariais que já haviam iniciado migração para atendimento de clientes via internet, não dependendo de estabelecimentos físicos, estão sofrendo menos impacto negativo. Alguns, pelo contrário, estão com acréscimo em suas atividades e rentabilidade.

É possível afirmar que as organizações que acompanharam a evolução dos negócios do modelo tradicional para o ambiente digital estão não só suportando a crise causada pela pandemia, como em alguns casos estão acumulando resultados positivos importantes. De outro lado, as organizações que mantiveram estruturas tradicionais estão passando por grandes dificuldades e provavelmente várias não sobreviverão ao Covid-19.




4. ALGUMAS PERSPECTIVAS

Em termos de organização das atividades econômicas, a tendência atual aponta para uma concentração de atividades via ambiente virtual. Em relação ao comércio, por exemplo, as compras via internet são uma realidade crescente. A proliferação de serviços de entrega de alimentos também tem aumentado de forma importante. Etc.

Mantida essa tendência – o que pode ser considerado razoável – provavelmente dois setores terão que crescer e aprimorar suas capacidades: 


a) Redes de Comunicação Virtuais

As estruturas voltadas para suportar a troca de informações virtuais terão que passar por processo de reforço e aprimoramento tecnológico em toda a sua extensão. 


b) Logística

Com o crescimento das transações comerciais virtuais provavelmente veremos um grande desafio na área de organização das coletas, armazenamento e entregas.




5. TRANSIÇÃO

A ideia geral é que está havendo deslocamento de um modelo para outro.

As organizações “tradicionais”, que não acompanharam a evolução do mundo virtual, estão passando por desafios cada vez mais importantes e muitas tendem a soçobrar.

Estamos passando, no momento, por um período de adaptação.

Provavelmente teremos uma transição, com sistemas analógicos convivendo paralelamente com sistemas virtuais, e por vezes se complementando.

Na outra ponta, há inúmeras iniciativas que já nasceram nesse novo ambiente digital.

Exemplos de transição:

a) Setor Imobiliário

A pandemia atual está treinando muitos profissionais a trabalhar em seus ambientes familiares. Obviamente os custos de deslocamento e manutenção de escritórios coletivos são muito altos atualmente. Provavelmente após a queda do impacto do Covid-19 teremos bastante disponibilidade escritórios para locação, o que pode inibir novos empreendimentos nessa área.


b) Setor Educacional

O Ensino à Distância era considerado o “patinho feio” da Educação. Com a pandemia as atividades de ensino à distância foram objeto de significativo crescimento, para evitar paralização das atividades letivas. Não se pode descartar que a partir do final da pandemia ocorra um crescimento no ensino à distância, provavelmente intercalado com atividades presenciais.


c) Entretenimento

Durante a pandemia proliferaram atividades de vários tipos via canais tradicionais de televisão e, principalmente, via internet (shows, disponibilidade de filmes e séries, competições virtuais etc.). Existe a possibilidade de que alguns desses novos modelos de entretenimento permaneçam.





6. OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O BRASIL

Uma pandemia como a que estamos passando faz com que possamos realizar algumas reflexões interessantes.

Não existe atualmente nenhum país isolado em relação aos demais países do planeta.

No caso do Brasil, por exemplo, as ações que estão sendo tomadas para estancar o processo pandêmico são diferentes de outros países onde o combate ao vírus está sendo realizado.

Por exemplo: até a semana passada os EUA aplicaram mais de 13 mil testes por milhão de habitantes. A Bélgica, mais de 15 mil testes por milhão de habitantes. A Espanha quase 20 mil testes por milhão. O Brasil, na outra ponta, até meados da semana passada, tinha aplicado em torno de 1,3 mil testes por milhão de habitantes, o que não permite um conhecimento calibrado da situação real de contaminação.

O Brasil é um país sabidamente com grande desigualdade social. Se eventualmente o vírus se alastrar até as camadas mais pobres da população, o impacto pode ser muito grande.

Um aspecto positivo no país é a existência do SUS, porém neste momento fica claro que o esse sistema de saúde está subfinanciado, operando no limite de suas possibilidades. 


Omar, em 26 de abril de 2020. 





Fonte da Imagem: https://images.app.goo.gl/xWt7tEAAs2NrdeED6

Nenhum comentário:

Postar um comentário