
Base de Futenma, de acordo com plano, será reinstalada em área menos povoada da ilha
por Redação Made in Japan
O primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, assinou um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que prevê a manutenção da base militar americana de Futenma na ilha de Okinawa, sexta-feira 28.
Segundo o documento, a base apenas será reinstalada em uma área menos povoada da ilha: a cidade de Nago. O prefeito local, por sua vez, disse que a possibilidade de a base ser recolocada na cidade é “zero”.
Para o governador da província de Okinawa, Hirokazu Nakaima, por sua vez, houve uma falha de comunicação com o governo central. Para ele, executar o plano de Hatoyama dentro da ilha será “extremamente difícil”.
Um plano para a recolocação da base de Futenma para fora da ilha de Okinawa estava nas promessas de campanha de Hatoyama, empossado em setembro passado. No entanto, pressões do governo dos Estados Unidos o fizeram congelar a decisão.
Hatoyama tem sofrido grande desgaste político em razão da promessa. Segundo pesquisa do jornal Nikkei, divulgada no fim de abril, 57% dos japoneses queriam que o premiê renunciasse caso não resolvesse a questão de Okinawa até o fim de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário