terça-feira, 21 de junho de 2011

ILHAS SPRATLY

As Ilhas Spratly, localizadas no Mar da China Meridional, passam atualmente por grandes problemas.

Vários países as estão reivindicando, pois são consideradas de grande interesse para a indústria pesqueira e ricas em recursos naturais.

Como as fronteiras das águas territoriais dos países vizinhos – China, Vietnã, Filipinas e Brunei – não são claramente definidas, historicamente as ilhas Spratly vêm sendo exploradas por diferentes nações.

Para evitar um agravamento das tensões, um acordo foi fechado entre países da região, mas como ele não tem força de lei, pouco fez para mudar a situação.

Veja algumas fotos dessas ilhas, de fontes diversas (para ver de forma ampliada, é só clicar nas imagens):







Veja mais AQUI.

3 comentários:

  1. O artigo ficaria bem melhor se vocês tivessem colocado a as "fontes" das imagens.

    Só aí eu reconheci umas duas da Kyodo...

    Humm... eu pago à egências internacionais em meu site para publicar fotos e notícias.

    Fui procurar matéria sobre as ilhas e vi a sua. Gostei! Infelizmente não gostei sobre vocês não colocar ao menos as fontes das imagens.

    Atenciosamente,

    Maria Rosa

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão, Maria Rosa.
    Foi falha nossa.
    Omar

    ResponderExcluir
  3. Penso que até então ninguém se interessava por elas. Faz tempo que descobriram recursos minerais. Aí os países limítrofes arregalaram os olhos. Será que tem registro histórico de quem chegou lá primeiro? É habitada? A ilha está mais perto de qual país? Um problema de difícil solução. São quatro países reivindicando. Pelo visto não há consenso para partilhar despesas e receitas entre si. A China tem DNA de invasor. Com o poderio que tem....

    ResponderExcluir