terça-feira, 1 de junho de 2010

Hatoyama anuncia permanência de base dos EUA em Okinawa


Base de Futenma, de acordo com plano, será reinstalada em área menos povoada da ilha

por Redação Made in Japan

O primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, assinou um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que prevê a manutenção da base militar americana de Futenma na ilha de Okinawa, sexta-feira 28.

Segundo o documento, a base apenas será reinstalada em uma área menos povoada da ilha: a cidade de Nago. O prefeito local, por sua vez, disse que a possibilidade de a base ser recolocada na cidade é “zero”.

Para o governador da província de Okinawa, Hirokazu Nakaima, por sua vez, houve uma falha de comunicação com o governo central. Para ele, executar o plano de Hatoyama dentro da ilha será “extremamente difícil”.

Um plano para a recolocação da base de Futenma para fora da ilha de Okinawa estava nas promessas de campanha de Hatoyama, empossado em setembro passado. No entanto, pressões do governo dos Estados Unidos o fizeram congelar a decisão.

Hatoyama tem sofrido grande desgaste político em razão da promessa. Segundo pesquisa do jornal Nikkei, divulgada no fim de abril, 57% dos japoneses queriam que o premiê renunciasse caso não resolvesse a questão de Okinawa até o fim de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário