quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A INVASÃO DAS BARATAS VOADORAS

 


No verão de 2016 aconteceu um fenômeno curioso no bairro onde resido em Porto Alegre: os moradores começaram a escutar um som novo, intermitente, que vinha de diversos lugares.

Muitas pessoas confundiram com alarmes.

 Eram cigarras, que voltavam ao bairro depois de anos.

Veja aqui o que escrevi, na época, a respeito:  https://doomar.blogspot.com/2016/01/o-verao-das-cigarras.html

Neste ano, 2023, nas mesmas cercanias surgiu um novo acontecimento: edifícios e apartamentos receberam visitas acintosas de baratas voadoras com frequência e quantidades fora do usual.

As baratas apareceram sobre a face da terra há aproximadamente 400 milhões de anos e, em nosso país, são conhecidas 644 espécies, sendo que a maioria habita ambientes de floresta. Aproximadamente cinco espécies desses insetos estão associadas a ambientes urbanos e, portanto, presentes em habitações humanas de diversas regiões do globo terrestre. 

A barata de esgoto, ou barata voadora, Periplaneta americana, é uma das espécies domésticas mais comuns no Brasil. Esse animal pode viver em vários ambientes, preferindo locais mais isolados, quentes e úmidos. Rodapés, rachaduras, cantos, frestas, ralos e caixas de gordura de nossas casas podem abrigar esses seres cuja presença não é muito bem-vinda.

Por que apareceram nesse verão de forma que pode parecer exagerada é uma questão a ser estudada.


Saiba mais: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/barata.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário