domingo, 10 de março de 2019

MULHERES: UMA LONGA E SINUOSA ESTRADA PELA FRENTE




Kátia Zummach, vereadora de Nova Petrópolis, cidade distante cerca de 100 km de Porto Alegre, apresentou na Câmara de Vereadores daquele Município proposta de colocação de cartazes informativos do disque denúncia 180 em locais públicos.

Na sessão da Câmara da véspera do Dia Internacional da Mulher o tema foi debatido, pois ela convidou autoridades policiais e da Saúde para obter dados sobre a violência doméstica na cidade.

Cláudio Antônio Gottschalk, vereador, pede a palavra. Se dirige ao púlpito com um vistoso lenço gauchesco vermelho e abdômen avantajado e classifica esse projeto informativo como desnecessário.

Segundo ele, mulheres “que se prestam” não precisam disso e somente as mulheres “chinelonas” são vítimas de violência.

“Acho que uma mulher que presta não tem problema. Olha, aqui no município de Nova Petrópolis, não temos problemas. Acho que aqui fica feio colocar isso de telefone por aí”, disse Gottschalk.

A vereadora contra argumentou dizendo que em Nova Petrópolis existem inúmeros casos de mulheres que têm medo de denunciar ou não sabem como fazer.

A proposta foi protocolada e tem apoio da maioria dos vereadores.

Kátia informou que está analisando se vai ingressar com representação na Comissão de Ética da Casa contra Gottschalk.

Através da assessoria de imprensa da Câmara, a presidência classificou a manifestação do vereador como desrespeitosa e infeliz.

Nos números oficiais, somente em janeiro deste ano, 3.503 mulheres foram ameaçadas, 2.049 foram agredidas e 130 foram estupradas no Rio Grande do Sul. Além disso, quatro mulheres foram mortas por serem mulheres e houve 47 casos de feminicídio tentados. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública da Secretaria de Segurança.

Na realidade, porém, a situação é muito pior, pois muitos casos não são informados.

A posição do vereador Gottschalk pode parecer isolada, porém quem conhece as entranhas do Rio Grande do Sul sabe que muitos “machos” gaúchos pensam da mesma forma que ele.



Fonte da Imagem: http://rubyforwomen.com/wp-content/uploads/2015/09/the_long_and_winding_road_by_theonlyraquel.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário