terça-feira, 28 de setembro de 2010
Israel impede entrada ao país de vencedora do Prêmio Nobel da Paz
Jerusalém, 28 set (EFE).- Israel impediu hoje a entrada ao país da norte-irlandesa Mairead Maguire, Prêmio Nobel da Paz de 1976, que chegou a Tel Aviv para liderar uma delegação de mulheres ativistas.
"Maguire foi detida no aeroporto Ben Gurion e teve negada a entrada em Israel", informou em comunicado seu representante legal, a ONG israelense Adalah.
Uma porta-voz da entidade que organizava a visita assinalou à Agência Efe que Maguire "vai apelar contra sua expulsão ao Supremo Tribunal israelense. Por isso, é provável que permaneça detida no aeroporto" até que se resolva o procedimento.
A ativista, que em 1976 recebeu o destacado prêmio por seus esforços para acabar com a violência na Irlanda do Norte, tinha previsto liderar uma iniciativa pacifista junto à americana Jody Williams, também Prêmio Nobel da Paz (1997), que viaja hoje a Israel.
Ambas são fundadoras da Iniciativa Nobel de Mulheres. Elas presidiriam uma delegação que visitaria até o dia 5 de outubro várias cidades de Israel e da Cisjordânia para se encontrar com mulheres que promovem a paz na região.
Maguire foi uma das integrantes da frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, quando foi abordada em 31 de maio pelo Exército israelense, que no ataque matou nove ativistas turcos.
Via Deutsche Welle
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário