DANCINHA

sexta-feira, 8 de maio de 2009

LIVRO

Tela de Tarsila do Amaral - A FAMÍLIA:

Saiu ontem 1 livro para entender e fazer negócios com o Brasil de verdade

A maioria dos filmes exibidos nos cinemas brasileiros é legendada. No entanto, 74% dos brasileiros sao analfabetos funcionais. Outra demonstraçao da falta de sintonia entre as empresas e os consumidores de menor poder aquisitivo em nosso país é o fato de que boa parte dos móveis padronizados vendidos pelo varejo nao cabem nas pequenas casas da populaçao de baixa renda. Até pouco tempo atrás erros como esses nao eram tao graves. Afinal, apenas as classes A e B de fato tinham alguma importância para as marcas. Hoje, porém, o cenário é outro. Parcela significativa do crescimento da nossa economia, especialmente nos últimos 5 anos, deve-se à entrada no mercado de um enorme contingente de novos clientes, provenientes das camadas populares. Entender quem sao e o que querem essas pessoas vai ficar um pouco mais fácil, graças ao livro 'Mergulho na Base da Pirâmide', que o publicitário André Torreta lançou esta noite em Sao Paulo.

Torreta começa a contar sua história do começo - onde estavam esses consumidores durante todo esse tempo? Sem resvalar para o economês, ele explica como a inflaçao galopante dos anos 80 ajudou a excluir milhoes de brasileiros do mercado de consumo e de que maneira isso começou a mudar a partir do Plano Real e das políticas de elevaçao do salário mínimo dos últimos governos. Depois, defende a tese de que para fazer negócios com a nossa base da pirâmide social é preciso implantar um novo modelo de negócios. Por fim, lança mao dos aprendizados obtidos por meio dos estudos que realizou na sua empresa A Ponte para descrever as baladas na periferia, analisar o fenômeno das lan houses e comentar as diferenças entre a estética da elite e a do povao.

'Mergulho na Base da Pirâmide' é daqueles que você lê num fôlego só, escrito em linguagem simples e recheado de exemplos e fotografias deliciosas. Mais importante - ajuda empresas e profissionais a entender e fazer negócios com os consumidores que vivem no Brasil de verdade. Todas do Marinho no Blue Bus. E veja o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário