domingo, 1 de março de 2020

AIKIDO: DUAS OBSERVAÇÕES INTERESSANTES




1.       Uma das primeiras coisas que se aprende quando se inicia a prática do Aikido é cair no tatame sem se lesionar e levantar com a maior agilidade possível. Nos treinos do Aikido é comum uma grande sequência de quedas e recomposições da posição vertical de forma natural. Essa atividade fortalece todo o sistema muscular e, de alguma forma, treina o cérebro para considerar as quedas uma situação normal e que é possível levantar com certa rapidez sem se machucar. Esse ensinamento pode ser transposto para diversas situações da vida das pessoas.

2.       Muitas vezes as pessoas ingressam no Dojo (local de prática do Aikido) cansadas e/ou estressadas. Depois do treino, normalmente essas mesmas pessoas se sentem leves, energizadas e apresentam semblante tranquilo. Pratico Aikido há mais de 30 anos e não constatei nenhum caso de depressão severa em relação a colegas que praticam com regularidade.

Fica a dica!

2 comentários:

  1. Muito bonito este teu comentário, especialmente no que se refere às quedas nas diversas situações da vida, de que é preciso saber levantar com certa rapidez e sem se machucar.
    Entre amigos, comentamos várias vezes quantas pessoas são "treinadas" para as perdas?! em várias situações, o que faz delas perdedoras é o fato de não saberem se levantar de uma queda, ou, pior, não saberem como fazer isto sem machucarem-se ainda mais.
    Belo ensinamento, melhor ainda que seja um exercício físico, pois alcança os que carecem/negam outros tipos de crenças. Tenho certeza de que, entender isto, contribuirá para um mundo melhor para todos.
    Obrigada pelo ensinamento, e, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Domo Arigato Gozaimassu pelas sábias palavras Omar Sensei !

    ResponderExcluir