terça-feira, 1 de agosto de 2023

“O objetivo é ‘hackear’ o indivíduo com uma mistura de guerra psicológica e guerra de informação”.

Ignacio Ramonet (Pontevedra, 1943) é uma referência em comunicação para toda uma geração de jornalistas, analistas de informação e um grande número de cidadãos. Doutor em Semiologia e História da Cultura pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, de 1990 a 2008 dirigiu a edição francesa do Le Monde Diplomatique e, desde esse ano, a edição espanhola. É também cofundador da organização não governamental Media Watch Global (International Communications Media Observatory), fundador e presidente honorário da ATTAC e um dos promotores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Ramonet é autor ou coautor de vinte livros. Não há fenômeno novo na comunicação que ele não analisa rapidamente, enquanto todo o resto permanece perplexo.

Em seu novo livro "A era do conspiracionismo: Trump, o culto da mentira e o assalto ao Capitólio" (Chave Intelectual), Ramonet examina o fenômeno da pós-verdade, das fake news e sua exploração pela extrema-direita. Nesta entrevista vamos a fundo nisso, mas vamos além e dissecamos o papel das redes sociais e da comunicação na guerra da Ucrânia.

Capa do livro "A era do conspiracionismo: Trump, o culto da mentira e o assalto ao Capitólio" de Ignacio Ramonet. (Foto: Divulgação)

A entrevista é de Pascual Serrano, publicada por CTXT, 28-07-2023.

Leia a entrevista aqui:

https://www.ihu.unisinos.br/630983-o-objetivo-e-hackear-o-individuo-com-uma-mistura-de-guerra-psicologica-e-guerra-de-informacao-entrevista-com-ignacio-ramonet

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário