quarta-feira, 7 de novembro de 2018

COMO DETECTAR LIXO HUMANO

 

12 frases que fazem você pensar "lixo humano detected"

 Aline Ramos



1. "Eu não sou preconceituoso, mas..."

Você já reparou que depois dessa frase sempre vem outra que prova justamente que a pessoa é preconceituosa? Ela é a clássica e se destaca entre todas as frases lixos. Se você não é preconceituoso, você nem deveria precisar dizer essa frase.



2. "Não tenho nada contra, até tenho amigos que são..." 


Se você tem algo contra a EXISTÊNCIA de algum amigo ou amiga que seja LGBTQ, negro, asiático, feminista ou o que seja, você não é um amigo de verdade. Com certeza essas pessoas ficariam muito chateadas em saber que você utiliza esse tipo de frase para defender que não é preconceituoso.



3. "Direitos humanos para humanos direitos."

 
Os Direitos Humanos foram feitos para garantir a humanidade e integridade de TODAS as pessoas e não apenas daquelas que seguem o que você considera ser o correto.

Essa frase geralmente é utilizada quando se trata da defesa de direitos de pessoas acusadas de crimes ou que estão encarceradas, mas o que se esquece é que os Direitos Humanos também estão presentes quando um policial é morto durante o trabalho ou quando alguém é vítima de um crime bárbaro.

Enfim, os Direitos Humanos foram feitos para todos.

 

4. "Mulher tem que se dar ao respeito."


Nossa, dá para sentir o mau cheiro daqui. Todos os indivíduos merecem respeito. E como mulheres também são indivíduos, elas também merecem, em qualquer ocasião. Respeito não é algo que as pessoas devem conquistar, é algo que elas devem praticar no seu dia a dia.



5. "Mas aí ele/a pediu para apanhar."


Meu querido, você jura que tem situação que justifica a violência? Com certeza você não gostaria de ouvir isso se passasse por uma situação do tipo. Culpar a vítima é tapar o sol com a peneira e ignorar como o problema da violência, seja ela qual for, é muito maior do que a gente imagina.



6. "Por que você tem medo da ditadura? É só não fazer nada de errado."


Quando um país vive num regime ditatorial, seja o Brasil ou qualquer outro, qualquer manifestação contrária a quem está no poder é motivo para prisões, violência e tortura. O medo não é porque as pessoas querem cometer crimes, mas porque esses sistemas políticos tornam crime o que bem entenderem.



7. "O mundo está muito chato, não pode mais fazer piada de nada."


O mundo não está chato, talvez as suas piadas só estejam desatualizadas e sejam preconceituosas mesmo. Parar para ouvir um pouquinho o outro vai te ajudar a entender por que nem toda piada faz todo mundo rir.



8. "Agora é tudo mimimi."


O mundo tem mudado bastante, e isso não é necessariamente algo ruim. As pessoas que sempre foram alvos de preconceito agora estão mais conscientes sobre o que está acontecendo e falam mais sobre esses temas. Talvez você só tenha que mudar alguns conceitos e olhar com outros olhos para essas pessoas e para o que elas dizem.



9. "Não é privilégio, é meritocracia."


Quando falamos que alguns grupos sociais são privilegiados, é porque eles não tiveram oportunidades na vida afetadas por sua sexualidade, gênero ou raça. Vivemos num país em que ter acesso à água, luz e saneamento básico é um privilégio, mas não deveria ser. Então, imagine qual é o tamanho do fosso que separa algumas pessoas e aumenta a desigualdade social.

Se você imaginar que a vida é uma corrida, o privilégio faz com que algumas pessoas saiam na frente porque tiveram acesso a uma educação melhor, saúde e até alimentação. Você acha isso justo?

Conviver com pessoas diferentes de você pode te mostrar na prática quais privilégios você teve ou não. Tente um pouco, saia da sua bolha.




10. "A minha empregada é praticamente da família."


Por mais bem intencionada que seja essa frase, ela carrega muito preconceito porque demonstra que uma pessoa enxerga a outra como propriedade dela. Uma empregada doméstica não deveria ser tratada como da família, mas sim como uma funcionária, que possuiu direitos como qualquer outro trabalhador. Essa prática é um dos resquícios do período da escravidão, quando mulheres negras serviam às famílias de seus donos e eram obrigadas a dar mais atenção aos filhos deles do que aos seus. E isso passa longe de ser algo positivo, né?



11. "Se estivesse em casa, não teria sido estuprada."


Estudos mostram que a maior parte dos estupros ocorrem justamente dentro de casa e são praticados por pessoas de confiança da família. Esse, inclusive, é um dos motivos que faz com que as vítimas não denunciem seus estupradores e passem a vida calada. Ou seja, esse argumento está longe de ser verdadeiro e novamente joga a culpa na vítima.



12. "Agora virou crime ser hétero/branco/rico."


Até o momento, não foi registrado nenhum caso de prisão ou condenação por esses motivos. Pelo contrário, esses grupos sociais continuam aproveitando dos seus privilégios.

 

Fonte Texto:  https://www.buzzfeed.com/ramosaline/frases-preconceituosas-lixo-humano-detected?utm_source=dynamic&utm_campaign=bffbbuzzfeedbrasil&ref=bffbbuzzfeedbrasil

Fonte Imagem: https://static.boredpanda.com/blog/wp-content/uploads/2016/04/surreal-illustrations-poland-igor-morski-4-570de3448bd74__880.jpg

 

2 comentários: