sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

OS ASTRONAUTAS E O ÍNDIO VELHO






Em 1969 os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, da Apolo 11, estavam treinando em um deserto remoto no oeste dos Estados Unidos, lar de comunidades indígenas.

Um dia, enquanto estavam treinando, os astronautas se depararam com um velho índio. O homem lhes perguntou o que eles estavam fazendo lá. Eles responderam que eram parte de uma expedição de pesquisa que em breve viajaria para explorar a Lua. Quando o velho escutou isso, ficou em silêncio por alguns instantes e então perguntou aos astronautas se eles poderiam lhe fazer um favor.

- O que você quer? – eles perguntaram.

- Bem, disse o velho, as pessoas da minha tribo acreditam que a Lua é habitada por espíritos sagrados. Eu estava pensando se vocês poderiam transmitir a eles uma mensagem importante do meu povo.

- Qual é a mensagem? – os astronautas perguntaram.

O homem proferiu algo em sua língua tribal e então pediu que os astronautas repetissem de novo e de novo, até memorizarem corretamente.

- O que significa? – os astronautas perguntaram.

- Ah, não posso lhes dizer. É um segredo que só a nossa tribo e os espíritos da Lua podem saber.

Quando voltaram à base, os astronautas procuraram e procuraram até que encontraram alguém que sabia falar a língua tribal e lhe pediram para traduzir a mensagem secreta.

Quando repetiram o que haviam memorizado, o tradutor começou a gargalhar. Quando se acalmou, os astronautas perguntaram o que significava.

O homem explicou que a frase que eles memorizaram com tanto cuidado queria dizer:

“NÃO ACREDITE EM UMA ÚNICA PALAVRA DO QUE ESSAS PESSOAS ESTÃO LHE DIZENDO. ELES VIERAM ROUBAR SUAS TERRAS”.


Texto extraído do livro Sapiens – Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Hariri.

Imagem: https://www.this-is-cool.co.uk/the-dark-surreal-art-of-wuwejo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário