quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O AVASSALADOR MODELO BRASILEIRO - 2003 A 2011

Fonte desta imagem AQUI.

Fatos:

a) de 2003 a 2011, a economia brasileira cresceu a uma taxa acumulada de 40,7%; o PIB per capita aumentou 27,7%; mas a renda nos domicílios cresceu mais de 40%. A diferença evidencia o peso das transferências sociais -Bolsa Família, aposentadorias e benefício de prestação continuada, como a aposentadoria rural;

b) a renda per capita dos 10% mais pobres avançou 91,2% em termos reais nesse período --e 16,6% entre os 10% mais ricos;

c) a dos 10% mais pobres cresceu 550% mais rápido que a dos 10% mais ricos.

d) os 20% mais ricos tiveram um aumento de renda inferior ao de seus pares dos BRICS.

e) mas o crescimento da renda dos 20% mais pobres superou o dos BRICs, exceto China.

f) a renda do Nordeste cresceu 72,8% entre 2003 e 2011 -- variou 45,8% no Sudeste.

g ) similarmente, cresceu mais nas áreas rurais pobres, 85,5%, contra 40,5% nas metrópoles e 57,5% nas demais cidades.

g) a dos pretos e pardos teve um salto de 66,3% e 85,5%, respectivamente -- ficou em 47,6% no caso dos brancos.

h) a renda das crianças de 0 a 4 anos avançou mais de 60%.

i) sem as políticas redistributivas do Estado, a desigualdade teria caído 36% menos que os 57% efetivamente registrados.

j) a renda média precisaria ter aumentado quase 89%, em vez dos 32%, para que a pobreza tivesse a mesma evolução, sem a intervenção direta do Estado.


Fonte: IPEA

Leia mais AQUI.

2 comentários:

  1. MEDO

    Tenho MEDO de mostro, Tenho MEDO de fantasma, Tenho MEDO lobisomem.

    Tenho MEDO do SERRA, Tenho MEDO FHC, Tenho do Aécio.

    Tenho MEDO do PSDB, Tenho MEDO do PTB, Tenho |MEDO do AEROTREM.

    Tenho MEDO da POLÍCIA, Tenho MEDO do DELEGADO, Tenho MEDO do JUÍZ.

    Tenho MEDO do MARCOLA, Tenho MEDO do BEIRA-MAR, Tenho MEDO do PEDRINHO dedo duro.

    Tenho MEDO da GLOBO, Tenho MEDE do PIG, Tenho MEDO da Jabor.

    Tenho MEDO do JACARÉ, Tenho MEDO do Leão, Tenho MEDO do João.

    TENHO MEDO, TENHO MEDO, TENHO MEDO.

    Tenho MEDO do Joaquim Barbosa, Tenho MEDO do Gilmar, Tenho MEDO do Jobim.

    Tenho MEDO do Carlão, Tenho MEDO do Jacinto, Tenho MEDO do Pinto.

    Tenho MEDO do Neimar, Tenho MEDO do Ganso, Tenho MEDO do Pato.

    Tenho MEDO, Tenho MEDO, Tenho MEDO.

    Tenho MEDO de Barata, Tenho MEDO de Rato, Tenho MEDO de Mosquito.

    Tenho MEDO do “CÉU, Tenho MEDO Purgatório, Tenho MEDE do Inferno.

    Tenho MEDO do “ANJO”, Tenho MEDO de “DEUS”, Tenho MEDO do DEMO.

    Tenho MEDO da Vida, Tenho MEDO da Morte, tenho MEDO de TUDO.

    ResponderExcluir