quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

2010 é o 2o ano mais quente já registrado

A Persistência da Memória, de Dali

Por Gerard Wynn e Alister Doyle


LONDRES/OSLO (Reuters) - O ano passado foi o segundo mais quente, atrás somente de 1998, num histórico iniciado em 1850, disse o diretor da Unidade de Pesquisa Climática da Grã-Bretanha, Phil Jones, nesta quarta-feira.

A unidade de pesquisa britânica, que analisa dados em conjunto com o Met Office Hadley Centre, é um dos três principais grupos do mundo que acompanham o aquecimento global. Na semana passada, os outros dois, ambos sediados nos Estados Unidos, afirmaram que 2010 havia empatado na posição de ano mais quente já registrado.

Os dados britânicos mostraram que todos os anos da década passada, exceto por um, estão entre os 10 mais quentes desde 1850, o que sinaliza uma tendência de intensificação do aquecimento associada às emissões humanas dos gases-estufa, disse Jones à Reuters.

"Todos os anos de 2001 a 2010, à exceção de 2008, ficaram no top 10", afirmou ele.

O combate à mudança climática sofreu um revés com a crise financeira, que reduziu o financiamento a projetos de energia renovável e atrapalhou as iniciativas para se chegar a um novo acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto em 2013.

Os novos dados parecem reforçar as evidências de mudança climática provocada pelo homem, depois que o vazamento de emails, incluindo alguns da unidade de pesquisa britânica, ter mostrado que em 2009 climatologistas "editaram" algumas dúvidas. Os erros cometidos pelo painel climático da Organização das Nações Unidas (ONU) também exageraram a velocidade do degelo das geleiras do Himalaia.

O ano passado ficou 0,498 grau Celsius acima da média do período de 1961 a 1990, indicaram os dados da Unidade de Pesquisa Climática britânica e do centro Hadley, em comparação com o 0,517 grau de 1998. O ano que ficou mais perto de 2010 foi 2005 - 0,474 grau mais quente do que a média de longo prazo.

Nota do Blog: Tudo bobagem. Um veterano metereologista do Rio Grande do Sul sustenta que esse negócio de aquecimento global não existe. De fato, segundo ele, o planeta está realmente esfriando. Então fico mais tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário