terça-feira, 11 de maio de 2010

Hatoyama diz que recolocação da base de Okinawa é impossível

Crianças locais seguram placas com os dizeres “mantenha sua promessa” e “não precisamos de uma base”, durante visita de Hatoyama a Okinawa:

Primeiro-ministro é criticado por moradores locais, em visita à província de Okinawa

O premiê japonês Yukio Hatoyama complicou ainda mais sua situação política ao afirmar, terça-feira 4, em visita à ilha de Okinawa, que será impossível retirar a base militar norte-americana da ilha. É a primeira vez que ele visita a província japonesa desde que foi empossado primeiro-ministro.

“Falando de forma realística, é impossível (recolocar a base fora da ilha)”, disse o premiê, depois de encontrar o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima.

Um plano para a recolocação da base de Futenma estava nas promessas de campanha de Hatoyama. No entanto, pressões do governo dos Estados Unidos o fizeram congelar a decisão.

A visita de Hatoyama foi marcada por protestos. Depois de uma reunião em Ginowan, onde está localizada a base de Futenma, o primeiro-ministro recebeu críticas de moradores locais, que gritaram frases como “Não volte mais”.

Segundo pesquisa do jornal Nikkei, divulgada no fim de abril, 57% dos japoneses querem que o premiê renuncie caso não resolva a questão de Okinawa até o fim de maio.

Made in Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário