quarta-feira, 8 de julho de 2009

Estudo diz que cerveja faz bem após esporte


Baixo teor alcoólico da bebida é ‘absolutamente compatível’ com o rendimento esportivo

BLOG MUNDO EDUCAÇÃO FÍSICA

Granada, Espanha

A ingestão moderada de cerveja após o exercício físico favorece a reidratação dos atletas sem prejudicar suas capacidades psicocognitivas, segundo estudos de especialistas em nutrição. As conclusões destes estudos foram apresentadas nesta terça-feira por seus autores no simpósio realizado em Granada, Sul da Espanha, com o tema “Cerveja, Esporte e Saúde”.

Todos recomendaram incluir a cerveja na dieta diária dos atletas e ressaltaram as propriedades antioxidantes da bebida, que também favorece o sistema cardiovascular.

Em entrevista coletiva, o cardiologista e ex-jogador de basquete Juan Antonio Corbalán assegurou que a cerveja tem um perfil “excelente” por conseguir uma hidratação eficaz do organismo após o exercício físico.

Segundo Corbalán, o baixo teor alcoólico da bebida é “absolutamente compatível” com o rendimento esportivo de alto nível, “sempre que se leve em conta que a quantidade de cerveja ingerida seja adequada à capacidade do organismo de metabolizar o álcool”.

O cardiologista se referiu à necessidade de eliminar determinados tabus em relação ao sumo da cevada, que definiu como “a primeira bebida para o atleta, após a água”.

Consumo de cerveja aumenta a tolerância ao esforço físico e reduz o estresse que representa fazer exercícios em condições extremas, diz estudo realizado em Granada, Espanha

Catedrático de Fisiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, Manuel Castillo Garzón afirmou que, segundo as pesquisas, a ingestão moderada de cerveja não piora as capacidades psicocognitivas dos atletas porque não provoca a perda de campo de visão nem leva a um maior número de erros.

Garzón acrescentou que seu consumo aumenta a tolerância ao esforço físico e reduz o estresse que representa fazer exercícios em condições extremas.

Para chegar a estas conclusões, o especialista avaliou as capacidades cognitivas e locomotoras de um grupo de jovens que, de forma aleatória, beberam cerveja ou água após fazer esporte em um quarto a 40 graus Celsius, situação que favorecia a desidratação.

Castillo Garzón analisou as capacidades dos jovens antes e uma hora e meia depois do exercício, para o qual usou um sistema utilizado para medir a reação dos pilotos de caças a determinados estímulos.

O experimento permitiu ao cientista aprovar os benefícios do consumo moderado de cerveja para os atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário