quinta-feira, 5 de março de 2009

DESTRUIÇÃO DA NATUREZA


Texto do Filósofo Bento de Espinosa (1632-77):*
As pessoas encontram em si e fora delas bastante coisas que são meios que contribuem não pouco para que alcancem o que lhes é útil, por exemplo, olhos para ver, dentes para mastigar, vegetais e animais para alimentação, sol para iluminar, mar para sustento de peixes. São levadas a considerar todas as coisas da Natureza como meios para a sua utilidade pessoal. E porque sabem que tais meios foram por elas achados e não dispostos, daqui tiraram motivo para acreditar na existência de outrem que os dispôs para que os utilizassem.

Com efeito, depois de haverem considerado as coisas como meios, não podiam acreditar que elas se criassem a si mesmas, e dos meios que costumam dispor para seu uso próprio foram levados a tirar a conclusão de que houve alguém ou alguns regentes da Natureza, dotados como os homens de liberdade, e que cuidaram em tudo que lhes dissesse respeito e para sua utilidade fizeram todas as coisas.

Quanto à compleição destes seres, como nunca ouviram falar nada a tal respeito, também foram levados a julgá-la pela que em si notaram.

Daqui, haverem estabelecido que os deuses ordenaram tudo o que existe para uso humano, a fim dos homens lhes ficarem cativos e de serem tidos em suma honra; donde o fato de haverem excogitado, conforme a própria compleição, diversas maneiras de se render culto a Deus, para que Deus os estime acima dos outros e dirija a Natureza inteira em proveito da sua cega apetição e insaciável avareza.

Assim, este prejuízo transformou-se em superstição e lançou profundas raízes nas mentes.

*Extraído da biografia "ESPINOSA VIDA E OBRA", de Steven Nadler, Publicações Europa-América.

Um comentário:

  1. Quem destroi a natureza? Quem tem dinheiro.Para comprar moveis de luxo,carros de luxo e gastar em ecesso , ou seja consumo,desperdicio. Alguns famintos tem que faze o serviço sujo ou morre de fome, desmatar retirar minerios .
    Conclusão mesmo longe da natureza você consumidor de todas aespecie
    de mercadoria ate mesmo a carne.Para criar um boi gasta 10mil metros de terra desmatada. Divida o boi em partes de 500g você vera quantos boi um populçao consome se um boi pesa em midia 500 kilos...etc....

    ResponderExcluir