sexta-feira, 13 de março de 2009

Apagões em Uganda 'provocam aumento da natalidade'

Vista de Kampala, capital de Uganda:

O ministro do Planejamento de Uganda, Ephraim Kamuntu, afirmou que o aumento acelerado da população do país está sendo alimentado por apagões, que segundo ele levam os casais a ir para a cama mais cedo e fazer sexo.

"Enquanto o resto do mundo está trabalhando em turnos, nós em Uganda estamos indo para cama mais cedo", afirmou Kamuntu, em um seminário em Mukono, no norte do país. "Aí nós reclamamos que a população está crescendo. Por que não estaria?"

Kamuntu diz que mais de 90% dos ugandenses não contam com um fornecimento regular de energia elétrica. Sem luz ou TV para entretê-los, os casais são forçados a se recolher cedo, passando até 12 horas por dia no escuro, afirma o ministro.

A população do país africano cresce 3,4% ao ano, de acordo com estatísticas do governo local. Este é um dos índices mais altos do mundo. A população brasileira cresceu 1,05% em 2008, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ministro diz que a falta de acesso a energia elétrica é uma das principais razões para que o padrão de vida dos ugandenses seja baixo. Kamuntu disse ainda que o aumento do acesso à energia também vai ajudar a aumentar a eficiência do setor agrícola do país.

BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário