quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Yisrael Beitenu


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Yisrael Beitenu (hebraico: ישראל ביתנו, "Israel é a nossa casa") é um partido político de Israel, situado na área da direita. O seu eleitorado é constituído essencialmente por imigrantes oriundos da antiga União Soviética. O actual líder do partido é Avigdor Liberman.

História

O partido Yisrael Beitenu foi fundado em 1999 por Avigdor Liberman, natural da Moldávia e residente em Israel desde 1978. Liberman foi militante e director-geral do partido Likud, que abandonou por entender que Benjamin Netanyahu, então líder deste partido e primeiro-ministro de Israel, tinha feito demasiadas concessões à Autoridade Palestiniana. Em particular Liberman opôs-se a planos que previam a divisão da cidade de Hebrom, na Cisjordânia. Neste mesmo ano o partido concorreu às eleições e conquistou quatro lugares na Knesset (parlamento) de Israel. No decurso da legislatura o partido juntou-se ao partido Ichud Haleumi (União Nacional). Nas eleições de 2003 partido concorreu integrado nessa lista.

Nas eleições legislativas de 2006, o Yisrael Beitenu conquistou doze lugares na Knesset, sendo o quarto partido mais votado.

Plataforma

O partido deseja estimular a criação de um ambiente sócio-económico favorável aos judeus que desejem realizar a aliá (imigração) para Israel. Defende uma linha dura ao nível das negociações com os palestinianos e os estados árabes. Para além disso, advoga uma transferência da população árabe de Israel para a Cisjordânia como forma de evitar no futuro uma maioria árabe no estado israelita. Por causa desta proposta política o partido tem sido apelidado de racista e de extrema-direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário