quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BRASÍLIA: REFLEXOS IMPERFEITOS

Uma Superquadra de Brasília:

Mensagem (e-mail) de dois amigos que se encontram (literalmente), no momento, na Capital Federal:

Mensagem original:

Eu e o X tomamos umas e outras e comemos sanduíche de mortadela num bar que imita um “mercado público” (típico equipamento urbano de cidades que evoluíram a partir de entrepostos mercantis ou rotas comerciais primitivas, o que não é o caso de Brasília),... aqui na capital federal, aliás, o referido lugar fica em frente a uma imitação de avenida (que tem o nome simpático de W3) dentro de uma região maior que imitava um bairro (aqui chamam de super-quadra). Ou seja, tudo aqui são imitações (ou reflexos imperfeitos, que tal ?), o que é muito original é que elas só existem aqui....são típicas de Brasília!

Réplica de X:

O que não é fake em Bsb é o pescoço de peru do Mané das Codornas e os preços. São originalmente caros...

2 comentários:

  1. Caro Y (vou chamá-lo assim),já que é amigo do X. Antes de fazer críticas sobre um lugar, procure conhece-lo primeiro. Esteve em Brasília e tirou conclusões infelizes a respeito da cidade. Se tivesse lido um pouquinho sobre o discurso que Lucio Costa fez p/o planejamento urbano do Plano Piloto da nova Capital, entenderia o que é uma superquadra e o significadado das vias monumentais que temos aqui. Brasília é única. Tem muitos defeitos, mas é a mais pura expressão do melhor modernismo do mundo feito por arquitetos brasileiros. Leia mais... faz bem e evita dar foras....

    ResponderExcluir
  2. bem....Brasilia é estudada no mundo inteiro por arquitetos e engenheiros pelo seu modernismo original, será mesmo....que não tem nada de original ainda mais nas obras de oscar e no urbanismo de lucio, será mesmo que o pavilhaão do Brasil tambem foi pq falta originalidade? se tivesse essa originalidade mesmo em sp ela seria citada no mundo inteiro, mas como não tem isso em outro lugar do brasil sinto que falto o minimo de informação da sua parte.

    ResponderExcluir