DANCINHA

domingo, 14 de dezembro de 2008

Dados pessoais de cartões de crédito do LBB vazam


Informações confidenciais de dezenas de milhares de cartões de crédito do Landesbank Berlin (LBB) foram enviados anonimamente à redação de um jornal.

Informações confidenciais de dezenas de milhares de portadores de cartões de crédito do banco Landesbank Berlin (LBB) foram enviados anonimamente à redação do Frankfurter Rundschau, anunciou o jornal neste sábado (13/12). Como o LBB é o maior credor da Alemanha, com 1,9 milhões de cartões em circulação, é possível que também clientes de bancos parceiros tenham sido afetados.

As microfichas enviadas continham nome, endereço, número do cartão, número da conta bancária e informações sobre transações dos clientes. O LBB, no entanto, garante que não foram divulgados números PIN e que o dinheiro de seus clientes não corre risco.

"Até o momento, não há necessidade de bloquear os cartões", assegurou um porta-voz do banco. No entanto, ainda não foi confirmado se foram divulgados os códigos de verificação dos cartões, necessários para operações de comércio online.

Também segundo a polícia, o perigo é menor que o previsto, já que é impossível produzir cópias dos cartões ou mesmo sacar dinheiro com ajuda das informações. Supostamente, os dados foram desviados através da empresa Atos Wordline, responsável pelo arquivamento das transações do banco.

Thilo Weichert, diretor do Centro Independente de Proteção de Dados de Schleswig-Holstein, critica o fato de dados tão seníveis serem repassados a terceiros, dizendo tratar-se de "um calcanhar-de-Aquiles e de uma enorme falta de controle". Segundo ele, caso se comprove que o problema ocorreu devido à má administração dos dados, os clientes poderão pedir indenização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário