DANCINHA

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Chocolate: onde tudo começou


De "bebida dos deuses" e artigo de luxo, o chocolate tornou-se um produto popular nos dias de hoje. Foram os olmecas que começaram a cultivar o cacau em 1000 a.C.

A árvore de cacau tem suas origens na Região Amazônica. Com a ajuda de animais, suas sementes chegaram à América Central, onde foram utilizadas pela primeira vez pelos povos pré-colombianos. Os olmecas começaram a cultivar o cacau em 1000 a.C., e em 500 a.C. os maias iniciaram as grandes plantações de cacau, introduzindo o produto nos mercados astecas. As amêndoas eram utilizadas como moeda e, também, como remédio.

Os espanhóis trouxeram o chocolate para a Europa. A primeira evidência da "bebida dos deuses" no continente data de 1544. No século 18, tornou-se símbolo da aristocracia, que apreciava a bebida exótica servida em luxuosos jogos de porcelana e prata.

No século 19, o chocolate deixou de ser um artigo de luxo e começou a ser popularizado. Nessa época, a França era a maior produtora de chocolate, abrindo caminho para a Suíça que, no final do século, inovou o setor com a produção em série de barras.

De "bebida dos deuses" e artigo de luxo, o chocolate tornou-se um produto popular nos dias de hoje, utilizado tanto em doces refinados quanto em lanches do dia-a-dia.

Julia Assef

Nenhum comentário:

Postar um comentário