quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VISÃO DE FUTURO

Protesto na Islândia (a camiseta diz, em tradução livre: "seu banco não se importa com você"):


Caras(os) leitoras(es):

Abaixo publico artigo sobre a Islândia, indicado pelo RS URGENTE. Como podem ver, esse artigo foi escrito em 2005. Três anos depois, como todos sabem, a Islândia está quebrada, pedindo ajuda para os vizinhos. O texto do artigo está disponível na internet. Os grifos no artigo foram feitos por mim, para ressaltar algumas passagens interessantes.

Omar




Islândia - país da liberdade

Especial para o IL
Mont Pèlerin 2005
23.08.05

Cândido Prunes*


O elevado nível educacional na Islândia é apenas um dos fatores para o tremendo progresso verificado no país depois da II Guerra Mundial. O principal elemento, entretanto, que garante um dos mais elevados padrões de vida da Europa é a liberdade.

De fato, a Islândia é um dos países mais livres do mundo. Segundo o índice de liberdade apurado pelo Wall Street Journal e The Heritage Foundation, recentemente divulgado, a Islândia é o oitavo país mais livre do mundo. Recebeu nota 1,76 (numa escala que vai ate 5, sendo que quanto mais baixa a nota, maior o grau de liberdade econômica). A Islândia encontra-se entre países como a Dinamarca e a Nova Zelândia.

Para dar uma medida sobre o grau de liberdade que se desfruta na Islândia, o Brasil, na mesma classificação, ficou em 90º. lugar, na duvidosa companhia de países como Costa do Marfim e Burkina Faso. A renda per capita na Islândia é simplesmente dez vezes maior do que a brasileira.

A Islândia entrou num círculo virtuoso de desenvolvimento nos últimos dez anos, quando algumas reformas liberalizantes foram introduzidas. Hoje o país não pensa, sequer, em entrar para a União Européia, pois deseja distância do "centralismo de Bruxelas", para usar uma expressão do seu próprio ministro das relações exteriores. Hoje o país tem sua carga tributária reduzida para apenas 26,4% do PIB, apesar de ainda manter um sistema previdenciário muito amplo. No Brasil, o Estado arrecada quase 40% do PIB e praticamente nenhum serviço público funciona a contento.

O ambiente econômico islandês não poderia ser melhor: baixa carga tributária, pouca regulamentação, elevada proteção ao direito de propriedade e poucas barreiras para o fluxo de capitais e investimentos estrangeiros. Com isso, uma ilha isolada no Círculo Polar Ártico, sem maiores recursos naturais, exceto a pesca, conseguiu um desenvolvimento social que a coloca à frente dos países europeus.

* Vice-Presidente do Instituto Liberal

2 comentários:

  1. Eu não sabia que esse país baixo estava em baixa. O quê? não é um país baixo? Países baixos são na verdade um único país? Mas e agora, rebaixado ele não pode ser incluído? Isto tudo demonstra só a minha elevada ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Islândia
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa

    [mostrar a localidade num mapa interactivo] 64° 49′ N, 17° 59′ O
    Lýðveldið Ísland
    República da Islândia
    Bandeira da Islândia
    Brasão de Armas da Islândia
    Bandeira Brasão de Armas
    Hino nacional: Lofsöngur
    ("Canção de louvor")
    Gentílico: islandês

    Localização da Islândia

    Localização da Islândia (a vermelho)
    No continente europeu (a branco)
    Capital Reykjavik (Reiquiavique)
    64°08' N 21°56' W
    Cidade mais populosa Reykjavik
    Língua oficial Islandês
    Governo República parlamentar
    - Presidente Ólafur Ragnar Grímsson
    - Primeiro-ministro Geir H. Haarde
    Independência da Dinamarca
    - Direito de Governo 1 de Fevereiro de 1904
    - Reconhecida 1 de Dezembro de 1918
    - República 17 de junho de 1944
    Área
    - Total 103.000 km² (107º)
    - Água (%) 2,7
    População
    - Estimativa de 2008 313.376 hab. (172º)
    - Censo 1980 229.187
    - Densidade 3,1 hab./km² (195º)
    PIB (base PPC) Estimativa de 2006
    - Total US$12,172 bilhões (132º)
    - Per capita US$40.277 (2005) (4º)
    IDH (2007) 0,968 (1º) – elevado
    Moeda Coroa islandesa (ISK)
    Fuso horário GMT (UTC0)
    - Verão (DST) (UTC+1)
    Org. internacionais EFTA, OCDE, OTAN
    Cód. ISO ISL
    Cód. Internet .is
    Cód. telef. ++354
    Website governamental Sítio do governo islandês, em inglês

    Mapa da Islândia

    A Islândia, oficialmente República da Islândia (islandês: Ísland ou Lýðveldið Ísland, AFI: [ˈliðvɛltɪð ˈistlant]) é um país insular localizado no noroeste da Europa (apesar de geograficamente situar-se na dorsal meso-atlântica), entre o resto do continente e a Gronelândia (Groenlândia). Em julho de 2007, sua população era de 311.396 habitantes. Sua capital e maior cidade é Reiquiavique (Reykjavík).

    ResponderExcluir